List do ano ::: Filmes em 2020

by - janeiro 15, 2021

 Hey pessoal, como vocês estão?

Todo ano eu assisto uma quantidade muito boa de filmes, mas incrivelmente esse ano eu assisti muito menos do que costumo ver. Apesar disso, vi muito filmes incríveis ao longo do ano, por isso, teremos o meu TOP 20 Filmes em 2020. Assim como todos os outros posts (exceto o de música), tem um post lá no Instagram do Blog citando todos os filmes que assisti no ano, além disto, esse post contêm apenas minha opinião, nem todos são necessariamente lançamentos de 2020 e sim será um ranking. Let's Start.


TOP 20 FILMES
(e menções honrosas)

Menções Honrosas:

Eu achando pouco, irei sim fazer menções honrosas nessa lista. Foi um pouco dificil para mim fechar o TOP20 e escolher as menções honrosas, pois não vi tantos filmes esse ano, mas teve 2 que acredito merecerem aparecer aqui nas menções. Sussuros do Coração foi um filme do Ghibli que eu não esperava lá muita coisa, e no final, acabei me divertindo muito com a vibe mais slice of life, além de me relacionar muito bem com os personagens e suas ambições.



Eu não sou uma pessoa de documentários, mas numa bela tarde decidi ver o documentário da Taylo Swift, Miss Americana. Apesar de ser um filme sobre o processo criativo da Taylor durante a era Lover, também é um filme sobre ser mulher na industria na música, e como ela decidiu rever seus próprios conceitos com o tempo.


20° Coringa

Vamos abrir o TOP 20 com polêmica. Em 2019, houve o lançamento do tão aguardado filme do Coringa, o que deixou muitos impressionados com a perfomance do Joaquin Phoenix, no qual garantiu um Oscar e outros prémios ao ator (mais do que merecido). Considerado por muito o melhor filme de 2019, Coringa mostra uma origem do famoso vilão, desta vez o longa caminha para mostrar como o Coringa sede totalmente a loucura e as coisas que influenciaram a se tornar o que é.



Particularmente, eu curti bastante o filme, mas, o fato dele aparecer aqui no meu TOP 20 é mais por causa da perfomance do Joaquin, que conseguiu me deixar bem impressionada (mesmo eu já sabendo que ele é um ótimo ator). Coringa é pesado, melancolico e assustador, o que não é surpresa para mim, pois tudo que aconteceu era nada mais do que eu esperava vindo do personagem em questão. 



Mais uma vez, eu não assisti esse filme pelo Dev Patel. O clássico personagem do Charles Dickens é bastante lembrado ao longo dos anos, e ganhou diversas adaptações, só que, em 2019, tivemos a oportunidade de conferir mais uma adaptação com um diferencial que transformou o filme, no caso, seria colocar atores minoriatários na história, principalmente como protagonistas. 



A Vida Extraordinária de David Copperfield é um filme divertido, que gostou de brincar com essa leveza para explorar questões identitárias de um jovem orfão e o seu relacionamento com as pessoas a sua volta. O elenco é um marco importante nesse meio, já que conta com diversos nomes famosos.


18° Frozen 2

Sucesso de bilheteria, Frozen foi um marco na história do cinema com o seu Let It Go; anos mais tarde, as famosas irmãs voltariam com mais uma aventura, não congelante, mas pelo desconhecido. Frozen 2 procura trazer toda sua magia, ao aproveita-se da mitologia dos poderes da Elsa para criar espiritos e mais músicas.



Uma história que é fechada no primeiro, mas com o segundo consegue trazer novos pontos, além de otimas músicas, mais diversão e venda de bonecos. Revisitar novamente essa história foi um tanto agradável, mesmo que, de alguma maneira senti que não havia tamanha necessidade para uma continuação, acabei tendo uma otima experiência assistindo o filme.



Marcado por um elenco incrivel e falta de verossimilhança nas roupas, Enola Holmes marcou muito bem 2020. O enredo da jovem irmã do famoso detetive Sherlock Holmes foi bastante esperado, não só por conter a Millie Bobby Brown, conhecida por seu papel no seriado Stranger Things, mas também o famoso Henry Cavill, conhecido como Superman, Geralt de Rivia e etc, interpretando o Sherlock (representatividade pros detetives bombados).



Com mistérios, um visconde gato, e uma mãe sumida, Enola Holmes é uma experiência baseada no universo criado pelo Sir Arthut Conan Doyle lá no século XIX, o diferencial é exatamente o grande carisma da Millie e a incrivel quimica dela com o Henry, e Louis Partridge.


16° Hamilton

O musical 'criado' por Lin-Manuel Miranda criou seres humanos totalmente obcecados por tudo relacionado e com a chegada de um certo streaming no Brasil, tive a oportunidade de conferir o que musical. Hamilton é um musical da Broadway, visando contar uma parte da história dos Estados Unidos para desenvolver-se como nação, e grande economia. 



Tudo isso é mesclado com músicas marcantes, bastante cantoria, além de atores mais do que incriveis e memoraveis. Mesmo que seja bastante longo, e um tanto cansativo, Hamilton foi umas das obras mais geniais que vi em 2020, e eu tenho apenas que vangloriar o trabalho do Lin-Manuel Miranda.


15° Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar

Ao longo desta lista, vocês irão perceber como eu mergulhei no Studio Ghibli em 2020. No meio de um ano conturbado, nada como ver uma história fofa e delicada de como um peixe torna-se uma garota para poder viver com o seu novo amigo humano.



Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar é mais uma das grandes obras do Hayao Miyazaki, como sempre consegue entregar um projeto além da perfeição e totalmente gracioso para qualquer público.




14° Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Pasmem, mas eu não me lembro de ter assistido a famosa trilogia Batman do Nolan, apesar dele parecer extremamente familiar, não era algo que eu lembrava, por isso, esse ano decidi tirar um tempo e conferir o que Christopher Nolan teria a oferecer com o Batman. Marcado por uma atuação do grande Christian Bale, além de outros nomes famosos no roteiro, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge marca o fim de uma trilogia que se iniciou em Batman Begins lá em 2005.



O 3° filme não introduz apenas o Bane do Tom Hardy, ou a Mulher Gato da Anne Hathaway, mas tenta também se manter no nivel de qualidade que foi entregue com o segundo filme. Tudo isso resulta em uma conclusão para deixar os telespectadores aflitos ao mesmo tempo que empaticos com o desfecho de um Bruce Wayne cansado de seu manto.


13° Batman - O Cavaleiro das Trevas

Como falei do Caveleiro das Trevas Ressurge, preciso incluir o aclamado Batman - O Cavaleiro das Trevas. Eternizando o Heath Ledger como Coringa, o longa nos contextualiza de uma Gotham em crise pelas ações do palhaço, e um Batman atormentado a capturar definitivamente o vilão ao mesmo tempo que lida com as turbulências da vida como Bruce Wayne.




A grandiosidade de O Cavaleiro das Trevas vai da insana atuação do Heath Ledger, até ao roteiro muito bem construido e concedido ao público que o agarrou afim de transforma-lo em um clássico. Assistir a trilogia foi uma experiência incrivel, e acho que ter feito isso depois de um pouco mais velha, ajudou na melhor compreensão do filme em toda sua excelência.


12° Vidas ao Vento

Hayao Miyazaki é um diretor perfeccionista com seu trabalho, porém, o mesmo é totalmente apaixonado por aviação e apesar das controversas, decidiu realizar o filme do famoso engenheiro japonês Jiro Horikoshi. 




Vidas ao Vento une a paixão em comum do Miyazaki e Jiro por aviação para trazer a tona um filme que fala além de avião, mas sim sobre sonhar, acreditar em si e consequências da vida. Hayao Miyazaki consegue transformar uma história um tanto trágica, em algo inspirador e lindo.


11° O Show de Truman

E se sua vida fosse um programa de televisão? Truman tem sua vida desde do nascimento transmitida mundialmente, gerando uma legião de fãs, o que para as outras pessoas é entreternimento, para Truman é a normalidade e perfeição, mas após diversos acontecimentos, ele começa a suspeitar sobre o que é realmente verdadeiro.



Cômico como um filme de 1998 consegue ser tão atual; o Show de Truman critica um habito que parece piorar ao passar dos anos, uma mensagem atemporal, uma história para ser vista e refletida, tudo isso com uma atuação incrivel do Jim Carrey.


10° Bacurau

Se você anda em Twitter se deparou com a enchurrada de gente falando sobre Bacurau. O longa do diretor pernambucano foi extremamente ovacionado nacionalmente e nas gringas, o que é de esperar vindo de tudo que Bacurau consegue retratar.



Contextulizado em uma realidade não tão diferente da nossa, Bacurau mostra a vida de moradores de uma pequena cidadezinha no Oeste de Pernambuco que precisam lidar com o mistério do sumiço da cidade do mapa e estranhos bárbaros de um lugar longe. A genialidade de Kleber Mendonça Filho de trazer um filme que não fala de um caso isolado e ficticio, mas de um cenário autêntico e nacional; Bacurau fala sobre marginalização, classes e violência de uma maneira bruta e realista.


9° O Som do Silêncio

Desde da primeira vez que vi o trailer desse filme, estava ansiosa demais para conferir, e ele acabou sendo muito mais intenso do que imaginei. Um belo dia, um baterista e ex-viciado começa a perder sua audição, nisso ele precisa lidar com as próprias dificuldade em relação a surdez.



O Som do Silêncio fala sobre os diversos momentos diante de uma nova realidade, é cruel e realista, ao mesmo tempo que pacifico e esperançoso em mostrar um lado que talvez nunca fosse existir na vida do protagonista.



8° O Serviço de Entregas da Kiki

Uma parceria entre Disney e Ghibli, resultou no diretor Hayao Miyazaki animar a história de uma jovem bruxa que precisa aos poucos aprender sobre a vida independente e seus poderes como parte de sua formação como bruxa.



Eu não sei dizer se O Serviço de Entregas da Kiki é mais fofo que Ponyo, ou se ambos conseguem extrapolar os limites de fofura. O Serviço de Entregas da Kiki é um marco importante na parceria entre duas gigantes da animação, ainda que seja um filme infantil, é intenso por mostrar dores de crescer, o auto-conhecimento e lidar com independência. 



O filme para você pensar bem sobre com quem vai se casar. Casamento Sombrio acompanha uma jovem recém casada que é obrigada a passar por um ritual estranho da familia de seu esposo, tudo estava bem, até ela descobrir que na realidade está sendo caçada.



Uma mistura muito bem feito e dosada de comédia e terror, Casamento Sombrio foi minha pedida para o Halloween e acabou sendo uma noite bastante divertida, ao mesmo tempo que tensa. Assistir o terror que é ser perseguido ao mesmo tempo que rir com as preserpadas é totalmente revitalizador; tudo se conclui comigo carregando a mensagem do "cuidado com quem você vai casar!".


6° A Viagem de Chihiro

Juro que é a última vez que o Ghibli e Hayao Miyazaki aparece nessa lista. Marcado como o único anime a ganhar o Oscar de melhor animação, A Viagem de Chihiro vive nos corações de diversas pessoas e é sempre lembrado como uns dos melhores filmes ja feito de todos os tempos. 



Com temas como amadurecimento, mudanças e aventuras, a obra prima do Hayao Miyazaki trás a jovem Chihiro que tem seus pais transformados em porcos e seu nome perdido em um mundo estranho, agora, ela mesma luta para lembrar de si e de como sair dali. Eu não lembrava muito da história desse filme, por isso quando o assisti, tratei como se fosse a primeira vez, e eu puder entender como esse filme é tão amado por tanta gente; ele fala de tantas coisas com uma delicadeza e animação espetácular, pode não ser a minha favorita, mas foi muito marcante para mim.


5° Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei

E vocês sabiam que eu não lembrava de absolutamente nada de Senhor dos Anéis? em 2018 eu comecei minha jornada de ler os livros, e assistir os filmes desta longa (literalmente) trilogia. Tudo foi se concretizar em 2020 quando por força de ódio eu consegui comprar o 3° livro na mesma edição dos outros 2, ler e assisti.



A grande batalha da Terra Média foi instalada, com o marco do novo grande Rei que lutará até que tudo finalize com a missão do portador do anel. O Retono do Rei é o maior filme da trilogia (que já não é pequena), e o que mais levou estatueta de Oscar (o bicho varreu mesmo); assim como o livro e os outros filmes, O Retorno do Rei é epico e contagiante, levando o telespectador a uma conclusão de uma grande jornada.



Gente rica é problema para qualquer um. Depois da misteriosa morte de um escritor magnata, um famoso detetive é acionado e se encontra no meio do verdade tabuleiro Clue com uma familia faminta por fortuna, uma enfermeira com uma condição um tanto peculiar e um caso em aberto. 



Com um elenco promissor, Entre Facas e Segredos se torna um suspense com pitadas de comédia, trazendo a audiência para uma autêntica partida de Clue, e sem saber o certo quem deve confiar ou suspeitar.


3° Os Suspeitos

Quer mais aflição? Toma. Com Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal no elenco, Os Suspeito nos leva ao desespero de duas familias que veem suas filhas mais novas desaparecerem e as suas tentativas de encontra-las a todo custo. 



Quando assisti esse filme, fiquei tão aflito que não existia explicação, Denis Villeneuve consegue fazer com que você fique extretmamente atordoado pelo rumo do filme e pelas ações dos personagens, e tudo piora ainda mais ao chegar na conclusão. É um filmes dificil de esquecer depois de assistir.


Soul

O último filme do ano, e o maior presente que a Pixar poderia nos dar. Ao receber a proposta da sua vida, um músico acaba sofrendo um pequeno acidente que o leva a morrer (KKKK), mas ele não aceita seu destino e tenta retornar sua alma ao corpo com todos os recursos possíveis, tudo isso com a ajuda de uma alma persistente a jamais ir a Terra.



Soul é um filme caloroso, jovial e importante; propricio a entregar não só uma história para divertir crianças, mas também para levar jovens e adultos a lagrimas ao entregar uma mensagem de esperança, um abraço caloroso e um "vai ficar tudo bem".



Oscar Winner e sem dúvidas o filme do ano. Dirigido por Bong Joon Ho e com nomes marcantes no elenco (para quem curte um dorama principalmente), Parasita mostra as aventuras de uma família de classe baixa que encontra uma oportunidade de ascendir socialmente.



Intenso, pesado, cruel, engraçado, angustiante e muitos outros adjetivos, Parasita usa de diversos elementos para fazer uma critica a sociedade sem total piedade de ser barbaro sobre a maneira que retrata. É um filme quase impossivel de esquecer, além das sensações que o filme passa que são de tamanha inquietação, chegando ao ponto de ser dificil rever tamanha obra.


Esse lista foi difícil demais de fazer, não só por que eu assisti poucos filmes, mas também por causa do ranking, sofri um pouco para colocar essa lista aqui. Por isso, eu espero que tenham gostado, e que vocês estejam comigo para a próxima e última lista. Vejo vocês lá.


XOXO

You May Also Like

0 comentários