Film ::: Parasita

by - fevereiro 07, 2020

Hey pessoal, como vocês estão?

Um dos filmes mais comentados de 2019, finalmente tirei um tempo para assistir, e olha, tenho muita coisa para falar, mas não sei se irei conseguir expressar bem. Let's Start.


Resultado de imagem para Parasite poster
Título: 기생충/Gisaengchoong
Também Conhecido Como: Parasita
Lançamento: 30 de Maio de 2019
Gênero: Suspense, drama
Diretor: Bong Joon Ho
Roteiro: Bong Joon Ho; Han Jin Won
Produtor: Kwak Sin Ae; Moon Yang Kwon; Jang Young Hwan
Duração: 132 minutos
Distribuído Por: CJ Entertainment
Origem: Coréia do Sul
Idioma: Coreano

Sinopse: A viver num pequeno apartamento e em extremas dificuldades financeiras, a família de Kim Ki-taek encontra um inesperado golpe de sorte quando o filho mais velho, Ki-woo , começa a dar aulas particulares na mansão da família Park.

Sobre o Enredo:

Kim Ki Woo (Choi Woo Sik) é o filho mais velho de uma família com 
dificuldades financeiras. Ele e sua família, vivem numa casa, meio que no subsolo em uma rua, e constantemente passam por perrengues sendo eles na tentativa de receber algo de graça ou de pagar suas contas. Num belo dia, Ki Woo recebe a visita de seu amigo universitário, Min Hyuk (Park Seo Joon), oferecendo a ele um emprego como professor particular de inglês para uma estudante de ensino médio de uma família rica;



Ao chegar nesta casa, Ki Woo percebe o prestigio financeiro e social
 que está família tem. Desta maneira, Ki Woo monta um plano, algo inclusivo para sua família arrumar cargos dentro daquela casa de ricos, fazendo-os assim, melhorar sua condição financeira, status social e quem sabe, ver mais vezes o mundo por cima.

Minha Opinião:

Parasita é um filme coreano que anda dando o que falar por ai,
sendo esses comentários por diversos aspectos do filme, podendo ser: construção, fotografia, enredo, atuação, direção e etc, o filme conseguiu até uma indicação como melhor filme no Oscar. Eu tenho bastante coisa para falar sobre este longa, e vou tentar soar o mais breve possivel, já que Parasita acima de tudo é um filme bastante reflexivo;



Como o título já diz, Parasita procura explorar as diversas relações
 de parasitismo existentes na sociedade, abrangendo a ideia inicial do que é o parasita, desta maneira, o longa transita entre diversos gêneros e criticas, como uma oceano, onde quase nunca sabemos quando virá uma onda difícil de resistir. Inicialmente, o filme nos apresenta uma família pobre, o que faz-nos pensar que eles serão protagonistas e mocinhos, até sermos apresentados a família rica, e um morador estranho no subsolo da casa dos ricos;



O longa tenta acima de tudo, mostrar as desigualdades que vivem abaixo dos nossos pés, onde na maioria das vezes deixamos passar, ou torna-se totalmente insignificante, afinal, conseguirmos criar uma bolha quase que impenetrável ao nosso redor, que talvez, estoura-la, seja uma opção inviável e bastante complicado;



Ao comentar, sobre os diversos casos de parasitismo acima, peço 
licença para aprofundar nisto. Caro leitor,
 acredito que você saiba qual seja o conceito biológico de parasita, com o conhecimento desta informação, entremos num patamar de exploração pouco visto na natureza, mas incrivelmente comum no mundo humano/social, quando existe a necessidade quase urgente do mais forte com o mais fraco. Ao conhecermos a família de ricos, percebemos o quanto eles são tão incapazes de serem autossuficientes, mesmo com todo patamar social e financeiro, mostrando como tudo aquilo, é apenas uma capa para toda sua falta de autonomia e incompetência em deveres mais básicos, necessitando de alguém mais do que disposto a atende-los.



Enquanto toda essa trama entre a família de Ki Woo e os Park's, a 
história que parece seguir nesta linha até o fim, dar uma curva ainda na metade, mostrando que isso não é tudo. Assim, conhecemos mais uma forma de parasitismo, e uma forte critica social, quando descobrimos um morador escondido no subsolo da grande mansão onde o enredo estaciona por um bom tempo. Tal morador, vive como um fantasma, ninguém acredita que existe, mas ele anda por ai a noite.



Falando de elenco, tenho que dar meus parabéns a escolha dos atores,
 pois cada um deu um show de atuação. Meus 
maiores méritos, vão para Song Kang Ho (Ki Taek - pai de Ki Woo), onde por mais que ele tenha conseguido um espaço no meio daquelas pessoas ricas, a sensação de constante humilhação e desconforto é bastante presente, em diversas cenas do filme, além dele conseguir com grande maestria não transparecer descontentamento com sua situação inicial. Ponto positivo, também para a relação dele com o seu cheiro, e como isso se torna um fator importante para a história.



Parasita é um filme que consegue transitar entre diversos assuntos 
e posições, fazendo-nos questionar muitas coisas ao passar da história, sem saber 
exatamente para qual lado torcer e como isso vai terminar. O longa consegue abordar diversos gêneros,e principalmente trazer uma critica social que é impossível não refletir sobre. Parasite é um filme que constantemente não sai de minha cabeça, conseguindo também dar-me também uma sensação de sufoco/enclausuramento, e o fato dele não sair de minha cabeça, eu considero particularmente bom, pois esse é o poder de um ótimo filme. Assistam Parasite e reflitam sobre.

Enfim galera, foi muito difícil escrever esse post, eu tive que pensar constantemente no que colocar e em como eu queria expressar as sensações que sentir ao assistir esse filme. O filme é bastante necessário, e faz jus ao burburinho que anda causando. Eu espero que vocês tenham gostado e vejo vocês no próximo post.


CONSELHO LEGAL: Não assistam o trailer, ou então assistam apenas 1 minuto. Muitos trailers entregam muito do filme, eu coloco o trailer, por que tenho que colocar, mas fica o conselho.


XOXO

You May Also Like

0 comentários