Série ::: Avatar - A Lenda de Aang

by - janeiro 17, 2020

Hey pessoal, como vocês estão?

Há um ano atrás, eu decidi rever esse desenho que eu cresci assistindo, e como não lembrava 100% dos acontecimentos, decidi dá uma chance. Neste processo, além de eu realizar o porque dele ser uma das minhas séries animadas da vida, vi o quão rico é de detalhes, e hoje venho falar deles para vocês. Let's Start.


Título: Avatar - The Last Airbender
Também conhecido como: Avatar - A Lenda de Aang
Gênero: Animação, Fantasia, Comédia, Ação
Temporada: 1°
Episódios: 20
Origem: EUA
Transmissora: Nickelodeon
Criador: Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko

Sinopse: Numa era perdida, a humanidade dividiu-se em quatro nações: os Nômades do Ar, as Tribo da Água, a Nação do Fogo e o Reino da Terra. Para manter o equilíbrio entre estas nações, existe um único dobrador que é capaz de controlar os quatro elementos.





Dobra de elementos:

Quem nunca quis dominar algum elemento? Eu sempre quis ser dobradora de água, e até hoje tenho esse sonho de princesa. Em Avatar, de longe o que mais se destaca é a dobra de elementos, e toda a base da história acontece sobre essa capacidade.

Na história, conhecemos Katara e Sokka, irmãos pertencentes a Tribo da Água do sul, eles perderam sua mãe devido a um ataque da Nação do Fogo a anos atrás, na procura de dominadores de água, e para proteger Katara, sua mãe foi em seu lugar, sendo assim, Katara é a última dominadora de água do sul. Num belo dia, Katara e Sokka encontram um garoto preso a um iceberg.

O garoto é um dominador de ar, chamado Aang que logo descobririam que ele, além de ser o último dominador de ar existente, ainda é o avatar e seu destino é selar a paz no mundo. Assim, acompanhamos Aang, Katara e Sokka em sua jornada para tornar Aang um avatar completo e trazer a paz.

Personagens complexos e bem explorados:

Se tem uma coisa que faz Avatar tão icônico e memorável, são os personagens. Durante a trama, nossos protagonistas e coadjuvantes mostram-se personagens complexos, perante todos seus conflitos; passado e identidade, mas todos são bem explorados em função de desenvolve-los e entender-nos como pessoas.

Quero parar para realmente falar um pouco de todos, já que eu não 
conseguiria resumir em 1 paragrafo. Então, falando do nosso avatar, Aang, inicialmente um garoto brincalhão; sociável; e extrovertido, parece não acreditar em todo seu potencial e que o próprio é a reposta para o futuro e destino do mundo, mas estamos falando de uma criança, que tem toda uma responsabilidade nas costas, e foi preciso mais que um "você é o avatar" para entender quem ele é.

A Katara começou sua vida com um incidente que mudaria-a para 
sempre. A morte de sua mãe foi trágico, e formou uma garota cheia de raiva e ressentimentos pela nação de fogo, onde apenas de pensar neles, o ódio a sucumbiria. Por ser a última dominadora de água do Sul e a primeira que entra em contato com Aang, ela aceita a responsabilidade de ensina-lo, mesmo que a própria não saiba dominar totalmente e, entender seus poderes como dominadora, faz a Katara sair da menina indefesa para algo maior e poderoso.

Sokka é o único dos nossos protagonistas que não tem uma dominação,
 e isso é o conflito dele. Como ele está presente em um grupo de dominadores, por ser o único sem tal capacidade, é comum sentir-se deslocado, sendo esse um dos principais problemas internos do Sokka. Além de toda sua responsabilidade perante sua irmã, e relacionamento com seu pai, Sokka é um personagem que cresce recorrentemente até finalmente encontrar sua posição de destaque no time Avatar.

E para finalizar, falarei do Zuko, o nosso "vilão" da história, uns 
dos meus favoritos (junto com quase todos os protagonistas kk) e na minha humilde opinião o personagem mais bem desenvolvido e complexo. Zuko também perdeu sua mãe, teve o rosto queimado propositalmente pelo pai, e foi exilado para procurar o Avatar que ninguém sabia se existia ou não, é um adolescente solitário, temperamental, e com diversos conflitos internos, tudo isso, reflete em sua dominação e relacionamento com o tio, no qual o cria como próprio filho. As 3 temporadas de Avatar são essenciais para o Zuko encontrar a si mesmo, saindo de um louco obcecado pelo Avatar para algo que talvez nem ele imaginaria, além de entender a complexidade de sua dominação não sendo para o caos e a si mesmo perante a Nação do Fogo.


Eu sei, ainda falta falar da Toph, mas como ela só aparece na 2ª 
temporada, deixo para vocês criarem suas próprias conclusões, mas ela também tem é história para contar. Os personagens são ricos e vale assistir cada minuto só por causa deles. Vale lembrar que até mesmo os relacionamentos interpessoais dos nossos personagens são complexos - em consequência a seus conflitos, e muito bem desenvolvidos!

Politica, guerra e história:

Outro ponto positivo de Avatar é toda questão politica e contexto
histórico. O próprio monologo/abertura da série contextualiza-nos para chegarmos no momento atual, mas durante todas as temporadas, a função da história e a politica é bastante reforçada, principalmente por todo o contexto de Avatar ser guerra. Rapaz, uma série de animação riquíssima assim, vale você assistir ou rever novamente hein! 

Então meninxs, eu não poderia voltar o Blog e não fazer post dessa animação que é de longe uma das minhas favoritas e não importa quantas vezes eu assista, sempre vou amar e ficar "AAAAAAAAAA", eu espero que para quem nunca viu completo, veja, e para quem quer rever, reveja! Espero que tenham gostado e até o próximo post.


Eu simplesmente AMO essa cena com todo meu coração
XOXO

You May Also Like

0 comentários