Série ::: Skam

by - setembro 26, 2020

Hey pessoal, como vocês estão?

Durante meu tempo off, eu cheguei nessa série que eu nunca imaginaria que seria tanto o meu xodó e que eu amaria de tanto coração, e assim venho resenha-la para vocês. Let's Start.


Resultado de imagem para skam poster
Título: Skam
Gênero: Drama, romance
Temporada: 1°
Episódios: 11
Origem: Noruega
Transmissora: NRK
Criador: Julie Andem

Sinopse: A série retrata a vida cotidiana de adolescentes da Hartvig Nissen (Hartvig Nissens Skole), uma conceituada escola no bairro rico de Frogner, em Oslo, acompanhando seus problemas, escândalos e a rotina do dia.






Cada temporada, um novo protagonista:

Se tem uma coisa que é bem diferente em Skam é como funciona as 
temporadas. No total a série original conta com 4 temporadas, onde cada uma é focada em um respectivo personagem, logicamente os personagens já estão inseridos em cada temporada mesmo não sendo protagonistas, porém, quando o temos como protagonista vemos tudo na perspectiva desse personagens, todas as questões e conflitos.

Isso é umas das coisas que mais gosto em Skam, pois mesmo que cada
temporada há uma foco diferente, as temporadas se ligam e formando uma história só, apenas com perspectivas diferentes. Particularmente, eu gosto muito da 2ª temporada em diante, não gosto muito do desenvolver da 1ª e nem do casal principal, porém acho necessário assistir todas para entender melhor a história e também por que tem cenas muito icônicas na 1ª (Noora fechando com a cara do William).

A adolescência representada:

Skam é uma série norueguesa, o que logicamente nos faz estranhar a
 língua, é transmitida pela NRK e é uma série de amor mundial, principalmente pela sua temática juvenil. Muito importante ressaltar que adolescência é uma das fases mais imperfeitas do ser humano (na minha humilde opinião), é onde normalmente mais erramos, criamos mais conflitos, formamos nossas personalidades, descobrimos amores e lidarmos com toda a vida, então, Skam não é uma série onde tudo é perfeito, unicórnios e arco iris. Todo o contexto da série é mostrar a fase juvenil, toda sua imperfeição e erros, isso faz Skam ser lindo demais.

Na história conhecemos Eva (Lisa Teige), uma garota normal, com uma
 vida normal e um namorado. Infelizmente, a Eva não tem muitas amigas, pois ela acabou tendo uma grande treta com Ingrid (Cecilie Martinsen), sua ex-melhor amiga. Em um determinado momento, Eva conhece Noora (Josefine Pettersen), uma novata da escola, logo elas se tornam amigas, e começam a lidar com conflitos sobre Eva, seu namorado, ex-melhores amigas e veteranos, além da formação do um Girl Squad que Eva não imaginava.

Eu acho que me enrolei muito sobre essa explicação (KK), mas eu não posso falar qual o principal rolê que a 1ª temporada mostra, vocês vão descobrindo aos poucos e quem sabe amando a série do jeito que eu amo (hehehehe). Quero dizer também, que eu adoro a Noora viu! 

GirlSquad para amar e proteger:

Eu amo e adoro um bom Girlsquad, que está ali para apoiar, fazer as 
merdas, brigar, proteger e festejar, pois se assim como eu, você ama um Girlsquad, temos um maravilhoso aqui. Eu comentei que a Eva 
não tinha amigas, então, ela acabou encontrando não só uma, mas um grupo inteiro, desde do momento que ela conhece a Noora, ela acaba encontrando a Vilde (Ulrikke Falch)
Chris (Ina Svenningdal) e Sana (Iman 
Meskini), a formação do Girlsquad. Cada momento com as meninas, e tudo que elas passam juntas faz com apreciamos cada simples momento. Logico, que muitas tem o que desenvolver e acabam fazendo/falando coisas desagradáveis, mas no final, todas são amigas e eu adoro muito elas juntas.

Os romances e conflitos:

Uma coisa muito presente na série é o romance. Cada temporada temos 
um novo casal, e neste meio nasce conflitos, sendo entre o casal ou com as pessoas ao redor. Então assim, falando na questão do romance, venha a admitir que diversificou ao passar de cada temporada, além de podermos ter uma perspectiva de como funciona e desenvolve o casal de cada temporada.

Falando da 1ª temporada, eu já comentei que não gosto muito do 
casal, pois o desenvolvimento aplicado neles é meio problemático, mas isso sustenta a temporada por muito tempo, na realidade, todos os romances de todas as temporada, sustentam muito a trama, apesar que muitos dos conflitos puxam pro lado pessoal de cada protagonista. Então assim, Skam envolve muito romance e você vai acabar shippando uma galera ai ou não.

Desenvolvimento e personagens complexos

A série acerta em diversos sentidos, romances, relacionamentos, 
conflitos, questões LGBTQIA+, religião e etc, então, temos um ponto de representatividade ai, o que é bom e conta muito para o desenvolvimento. Ora, estamos falando de uma série onde o publico alvo são adolescentes, é importante mostrar personagens com problemas e ainda em fase de desenvolvimento.

Eu não vou falar de cada personagem individualmente, mas saibam que 
cada um deles tem uma complexidade única, logico que eles são tão imperfeitos quanto a série, e vamos encontrar problemáticas presente em suas personalidades, e é normal, vindo de Skam. Vale ressaltar bastante, que os personagens são feitos para serem imperfeitos e até mesmo problemáticos, dado isso, fica claro dizer que você pode acabar se "reconhecendo" igual a alguém da série.

Quero fechar aqui, dizendo que igualmente a muitas outras produções,
 Skam não é uma série que o roteiro é muito bom, quando temos contato com outras releituras da série (o que vai rolar post hein!), vemos que a série original poderia ter melhorado certos pontos que deixam a desejar ou até mesmo desagradam o telespectador, eu falo isso, pois a maioria destes pontos são ligados a ações dos personagens.

Então galera, esse foi o post de hoje, eu acabei dando espaço para outros posts que virão posteriormente, e acredito que vocês irão gostar. Espero que tenham gostado, vão assistir Skam e vejo vocês na próxima.


💙

XOXO

You May Also Like

0 comentários